A Era da reclamação

Uma das coisas mais chatas na humanidade moderna é a necessidade do “Ser formador de opinião”.

Puta que me pariu, como tem gente palpiteira e com razão em tudo! O prato principal da galera? A reclamação. Todos são ruins, caros, ineficientes, mas os reclamões não o são.

Para e olhe a timeline e verá uma série de frases “freitas” desfilando num continuum e se revezando através dos compartilhamentos (esses os quais viraram ferramenta de perpetuação de idéias tacanhas muito bem ilustradas por algo que parece ter saído de um papel de carta colecionável da década de 80).

Uma proposta que venho fazer aqui é a seguinte:

  1. PARE DE GASTAR TEMPO RECLAMANDO DE PESSOAS, PROCESSOS ou COISAS INEFICIENTES e passe a investir seu tempo em motivar coisas positivas!
  2. Que tal focar suas energias em reconhecer, elogiar e promover o “BOM”e deixar pra lá o “MAU”?

Não sugiro através disso que sejamos todos “Poliana”, mas que passemos a colocar em prática a meritocracia.

Pense comigo (se não for preguiçoso).

Há reclamações que são legítimas e devem ser levadas a cabo, é claro, mas preste atenção no teor da reclamações mais rotineiras… Reclama-se de central de atendimento, de postura, de resposta torta, de coisas intangíveis que na verdade acabam sempre refletindo apenas uma frustração do reclamante e não necessariamente um problema efetivo, em contrapartida, veja quantas atitudes legais acontecem no dia a dia e que deixamos passar batido, sem uma única palavra positiva para reforçar esse comportamento?

  • Um exemplo prático:

Digo isso pois há alguns dias precisei comprar novos óculos. Optei por importar a armação da China, sem reclamar (é claro) do prazo de 50 dias para a chegada do produto, e fui cotar as lentes aqui mesmo por questão de conveniência e segurança.

Durante a peregrinação entre óticas fui absurdamente bem atendido em uma loja de rua (logo em frente ao CEMA, uma referência para os paulistanos), e aquilo me deixou realmente boquiaberto.

Uma luz se acendeu: “… É desse jeito que eu gostaria de ser tratado e atendido por uma empresa…”

Por não terem a totalidade de produtos que gostaria de levar, incluindo-se na lista uma outra armação bastante específica, optei em continuar a peregrinação da cotação em um shopping center, no caso o Shopping Tatuapé.

Lá chegando, rodamos, rodamos, rodamos, e parte do que minha mulher procurava, achou em uma ótica renomada, onde decidi tentar comprar minhas lentes no meio do bolo dos itens por ela escolhidos. O preço? Levemente mais caro do que a cotação original do local onde fui bem atendido e com uma sutil mas decisiva diferença: O atendimento foi frio, mecânico e sem qualquer atenção. Foi uma venda “automágica”.

Esse pequeno detalhe me levou a desistir da compra de minhas lentes e fui atrás de outras óticas. Caminhando pelos corredores, me deparo com uma outra loja da mesma rede na qual tive o prévio atendimento iluminado que citei e nem pensei uma segunda vez! Era lá que concretizaria minha compra.

Assim que entrei na loja, fui soltando o verbo: Vou comprar minha lente com vocês! O atendimento que recebi na loja da Mooca pelo Fábio e Stéfani foi tão bom, que só não retornarei lá para comprar por comodidade.

A vendedora Mônica me disse: Fique tranquilo, o faturamento é para o mesmo dono, mas a comissão infelizmente será minha e não deles, tudo bem?

O que dizer desse comentário? É tudo o que desejo! Uma empresa que prima pelo bom atendimento e que tenha funcionários que entendam o valor de um consumidor. Concretizamos a transação, peguei o cartão da loja e fiz questão de formalizar o atendimento recebido de todos os envolvidos.

  • Concluo:

Quero um mundo com mais atitudes bacanas como as manifestadas pelo Fábio, Stéfani, Mônica e N outros nesse mercado. Prefiro motivar pessoas que fazem o nosso dia melhor e com isso tenho a esperança de que esses sejam agentes de contaminação dentro de suas empresas, levando esse virus da cordialidade e eficiência a todas as camadas das corporações. Creio que com essa motivação à meritocracia, teremos pessoas cada vez mais eficientes e buscando cada vez mais a melhoria.

Ah, quanto as reclamações? Elas só geram estatísticas e nada mais. Raramente são realizadas ações que eliminem as causas e simplesmente dão uma maquiada no quadro. Empresário tende a entender apenas queda no faturamento e não aumento no índice de reclamações. Opte por comprar onde sente-se valorizado como consumidor ao invés de ficar se matando para reclamar.

Onde isso pode se aplicar? NO MUNDO. Seja com a sua TIM, Claro, Oi, Vivo, Nextel, Net, Sky ou qualquer outra. Foi mal atendido? Migre. Sua reclamação virará um protocolo que eventualmente será atendido pontualmente. Sua migração? Essa será mais percebida e quem sabe, com isso você consiga realmente mostrar sua insatisfação sem a trivial cara feia mas utilizando a força de sua escolha.

PS: A empresa que me surpreendeu com a cordialidade de seus funcionários foi a Óticas Mirare e faço questão de dizer que a propaganda é voluntária.

Já pensou? Conte sua versão: